Sede

Sede Arujá Golf Clube

Sede Arujá Golf Clube

Refúgio golfístico

Após jogar 18 buracos, e às vezes sob um sol escaldante, e também muitas vezes tendo de anotar no cartão de jogo um escore muito diferente do sonhado, o golfista precisa de um lugar confortável no qual se refugiar.

E se a partida teve mais êxitos do que insucessos, o jogador também precisa de um lugar acolhedor no qual possa se aprumar e cantar suas vitórias. Esse lugar é a sede, um ambiente gregário para onde todos os golfistas convergem para celebrar o esporte e a convivência em torno das bebidas, das comidas e das conversas acaloradas.

A despeito da importância capital dessa construção que é tradicionalmente erguida entre os greens do  9 e do 18, muitos clubes começaram não tendo exatamente uma sede, mas uma instalação provisória que depois seria derrubada para o surgimento da sede definitiva. E foi justamente o caso do Arujá Golf Clube. 

Inauguração da nova sede, junho de 1975

Inauguração da nova sede, junho de 1975

No começo, o golfista terminava o jogo e voltava para um barracão de 125 m², que fora construído em vinte dias, logo após o término dos 9 buracos em 1968. Não era exatamente o que se desejava, mas era o que os recursos permitiam. A sede definitiva só surgiu sete anos depois; e assim como ocorreu com o campo, a construção foi também fruto de um esforço coletivo, envolvendo um empréstimo no Banco América do Sul e a venda de 50 títulos da categoria sócio remido.

Foi assim que, em junho de 1975, com a presença da diretoria e dos associados, o presidente do clube, Gervásio Tadashi Inoue, hasteou a bandeira do Brasil para inaugurar um digno e aconchegante refúgio golfístico na cidade de Arujá.