História

O Arujá Golf Clube surgiu em 29 de junho de 1965, quando de posse do terreno, o Cruzeiro do Sul Golf Clube mudou de denominação para Arujá Golf Clube. 2 anos antes um grupo de 11 amigos, Isao Ono, Tomizo Harada, Taiti Hase, Gervásio T.Inoue, Takeichi Wai, Minoru Otsuka, Katsumi Ono, Tsuchiriko Tanaka, Frederico Fujihara, Toshio Noguchi e Hisae Tanizaki, iniciam reuniões para projeto de formação de um clube de golfe, até que surgiu o Cruzeiro do Sul Golf Clube.

Com instituição do clube partiram para projeto audacioso para época: a construção de um campo. Após pesquisas e propostas, escolheram área em Arujá, considerando as condições financeiras para aquisição do terreno e fator de estar próxima da Rodovia Presidente Dutra e ter vizinhos como Nippon Country Clube e os complexos esportivos do Banco América do Sul e da Cooperativa Sul-Brasil.

1a. Diretoria do Arujá Golf Clube
Presidente: Kunito Miyasaka
Vice-presidentes: Gervásio T. Inoue
Fujio Tachibana
Minoru Otsuka
Isao Ono
Secretário Geral: Tomizo Harada
Primeiro Secretário: Armando Awazu
Segundo Secretário: Tadashi Takenaka
Tesoureiro Geral: Kenishi Ishioka
Primeiro Tesoureiro: Taiti Hase
Segundo Tesoureiro: Hadjime Icuno

Em 1968, os primeiros 9 buracos estavam prontos, a sede provisória, feita de madeira e construída as pressas, também estavam em condições de uso para a realização do 1o. Campeonato Intercolonial de Golfe, patrocinado pelo Jornal Paulista. E, nessa competição surgiu o primeiro campeão do clube, sr. Isao Ono.

Após 10 anos de sua fundação, foi inaugurada a atual sede, na época com 1.072 metros quadrados (os 09 buracos restantes ficaram prontos 5 anos da inauguração da sede). A sede provisória de 125 metros quadrados e acabou se transformando no que hoje é o Pavilhão das Crianças. Na época, apesar de ter quase 500 associados, contou-se com empréstimos do Banco América do Sul e neste trabalho, foi de fundamental importância as colaborações de Yoshiro Fukai e, posteriormente, de Massao Suzuki, ambos diretores financeiros do AGC. Nesta fase, foi importante também a participação do sr. Tsuneki Yoshiura, que emprestou uma máquina DC-4 para limpeza do terreno para finalização dos 09 buracos restantes.

A Sede atual foi ampliada para 1.799,30 metros quadrados.

Passados anos difíceis, durante a segunda metade de 70, o Arujá Golfe clube consolidava-se no cenário brasileiro.