O sonho alcançado
A construção do campo não se deu à moda farta e generosa dos clubes que já nascem ricos, mas à moda contida e espartana típica daqueles que têm um objetivo e uma grande disposição para o trabalho. E, no fim, tudo deu certo, até porque predominou a convicção da maioria dos envolvidos na construção, que acreditava ser o ideal um campo que retornasse às origens do golfe, cujos traçados eram apenas uma leve adaptação do ambiente natural; e essa tendência de construir um campo sem grandes alterações na topografia original era a mais adequada ao caixa limitado dos empreendedores. Desse modo, os custos se restringiriam, basicamente, ao desmatamento e ao plantio de grama.
Com essa decisão, os CR$70.000,00 que haviam sobrado da compra do terreno, mais o que foi entrando de novos associados, cobriram as despesas para a construção dos nove primeiros buracos. Foi um campo que ficou, segundo estimativas de Isao Ono, entre quinze e vinte vezes mais barato do que a média dos campos construídos no Brasil na mesma época. E Ono teve a preocupação de visitar todos os 18 campos de golfe do Brasil na época, além de mais oito campos na Argentina e no Uruguai.
Naturalmente, essa experiência exploratória não capacitou Ono e ninguém da diretoria a construir o campo. Para tanto, foi feita uma concorrência pública que contou com a participação das seguintes empresas: a Cipan, de Yoshikazu Morita; a Takita & Samomiya, de Mamorou Samomiya; a Engin Construtora e Engenharia, de Kiyoshi Kato; e a Seinem Kaihatsu Tai, dirigida por Akira Kikuti. Por conta das melhores condições de pagamento e de uma maior viabilização dos maquinários necessários à derrubada das árvores e movimentação de terra, a empresa vencedora foi a Seinem Kaihatsu.
Na época também foi contratado o profissional argentino Amadeu Rípari, vindo do Internacional Golf Clube (atual 500 Hotel e Golfe), de Guaratinguetá, o qual trouxe junto seu auxiliar, Paulo Inácio, ambos participando desde o início da construção dos buracos, ao lado de Akira Kikuti. A grama foi colocada em um processo artesanal, praticamente muda a muda. Em 1968, dois anos após o início das obras, os primeiros nove buracos estavam prontos para jogo, e nos dois anos seguintes surgiriam os outros nove, que ficaram prontos em 1970, completando o circuito.