Os primeiros golfistas no Japão
O golfe começou a ser praticado no Japão durante a era Meiji, marcada pelo início da transformação do Japão de uma sociedade feudal para uma organização social moderna. Foi assim que, em 1901, o mercador britânico Arthur Hesketh Groom, especializado no comércio de chá, construiu quatro buracos privativos ao lado de sua casa de veraneio, situada na cidade de Kobe, mais exatamente no topo das montanhas Rokko, numa área que considerou perfeita para eventos sociais, por conta da bucólica tranquilidade e da vista maravilhosa.
Mais tarde, em 1903, Arthur ampliou sua obra para nove buracos e fundou, em 24 de maio do mesmo ano, o Kobe Golf Club. Desse modo, estava oficialmente decretada a chegada do golfe em terras japonesas. Porém, o campo de Kobe era inicialmente um lugar para estrangeiros. Em 19 de maio de 1903, por exemplo, a edição em inglês do jornal Kobe Chronicle anunciou um torneio no Kobe Golf Club, o que se configuraria no primeira disputa de golfe da história japonesa.
Como era de se esperar devido aos padrões sociais e os costumes da época, nenhum japonês se inscreveu, e a totalidade dos jogadores foi composta por ingleses, escoceses, americanos e alemães. Porém, nos anos seguintes o clube se estruturou melhor e abriu suas portas, embora com parcimônia, pois em 1907 o clube tinha 171 membros, e apenas sete deles eram japoneses. Mas a ausência ainda permaneceu por um bom tempo: o primeiro torneio nacional de golfe do Japão ocorreu em 1907, e só na edição de 1916 teve participação de japoneses; e em 1918 o Japão teve seu primeirto golfista campeão nacional: Inoue Makoto.
Por isso, se tem o Tokyo Golf Club como o primeiro campo fundado por e para japoneses. Ele foi inaugurado em 1914, e a maioria de seus sócios eram japoneses que haviam estudado e trabalhado na Europa e nos Estados Unidos, e tinham no golfe um de seus fortes elos com a cultura ocidental. Desse modo, seja no Kobe ou no Tokyo Golf Club, o golfe se configurava como uma prática para uns poucos privilegiados. No entanto, o crescimento foi relativamente rápido. Em 1940 o Japão já tinha 71 campos e 110 mil praticantes. Em 1970 já eram mais de mil campos e 5 milhões de golfistas. Atualmente, são mais de 2.350 campos e aproximadamente 9 milhões de jogadores.